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Durante uma viagem ao Acre, Silvia conheceu artesãos que dominam a arte da marchetaria. Até aquele momento a arte era aplicada em móveis e objetos de decoração que recebiam imagens e padronagens da floresta local, através do processo minucioso e manual de montar folheados de madeira, a partir da madeira encontrada na floresta.

Fascinada com a possibilidade de trazer esta técnica para a joalheria, Silvia ficou no atelier por um mês, capacitando os artesãos no desafio de executar novas imagens, a partir do seu olhar, em proporção quase minúscula e grande riqueza em detalhes para depois se tornarem brincos, colares, anéis, pulseiras e clutches. A técnica passou a utilizar restos de madeira da indústria moveleira local.

"A madeira sempre foi um material importante no meu trabalho", diz Silvia Furmanovich. “A técnica de marchetaria possibilita uma variedade infinita de motivos detalhados, o que dá muita liberdade criativa. A madeira também é muito leve, o que a torna ideal para joalheria”

Silvia Furmanovich

O olhar da designer traz uma leitura única da flora e fauna brasileira, une os tons e texturas da madeira com pedras raras e preciosas, ouro e brilhantes, que aparecem na coleção junto com representações geométricas de pedras facetadas, todas criadas a partir de cortes de madeira em tons naturais.

Os diversas cores que dão vida às imagens são obtidas através de um sistema proprietário, onde água e minerais aprimoram os tons naturais das madeiras como a Muirapiranga (vermelho), a Tatajuba (amarela), o Louro Abacate (verde), o Roxinho (roxo) e o Azul Carvalho (azul).

" A coleção de marchetaria da designer brasileira Silvia Furmanovich é diferente de todas as outras jóias de madeira, mas continua tendo suas raízes no passado."

Marion Fasel, The Adventurine