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Desde 2016, Furmanovich tem sido pioneira na técnica centenária da marchetaria em madeira para joias finas, criando uma série de coleções premiadas e em constante evolução.

Combinando tons e texturas de madeira nativa resgatada com pedras raras e preciosas, ouro e diamantes, a designer descobriu a técnica durante uma viagem a Acre, o estado mais a oeste do Brasil, onde encontrou artesãos habilidosos que dominam a arte da marchetaria utilizando madeira nativa.

Studiolo do Palácio Ducal em Gubbio

Museu Metropolitano de Arte

Marchetaria - a arte decorativa altamente valorizada e ricamente ornamentada - tem raízes na antiga incrustação de mármore italiana, sendo posteriormente apropriada por marceneiros em Antuérpia no início do século XVI, que usavam madeira em vez de pedra. Embora o resultado final pareça contínuo, a marchetaria é um processo meticuloso de montagem de formas de folheado de madeira cortadas à mão, criadas a partir de objetos encontrados na floresta.

Artesãos, em busca de matérias-primas como galhos de árvores caídas ou cascas, coletam espécimes locais - neste caso, madeira colorida, incluindo Muirapiranga (vermelho), Tatajuba (amarelo), Louro Abacate (verde), Roxinho (roxo) e Azul Carvalho (azul) - que eles recuperam, tornando o processo totalmente sustentável. Um sistema proprietário de lavagem e imersão da madeira em água e minerais, realçando sua cor naturalmente existente, permite uma variedade de tons que são ao mesmo tempo terrosos e audaciosos.

CAPTAÇÃO DE LÂMINAS
Nesta etapa preparatória, os artesãos procuram madeira que tenha caído no solo da floresta ou os restos de madeira da indústria de móveis para obter uma variedade de lâminas de madeira.

COLORAÇÃO DA MADEIRA

Marceneiros aperfeiçoaram a arte de colorir lâminas de madeira usando reações químicas naturais em vez de corantes ou pigmentos artificiais já no século XVI. Os artesãos têm tingido lâminas de madeira desde então, mergulhando-as em água misturada com extratos de plantas. O tempo necessário para a cor penetrar na madeira depende de sua espessura e densidade. Quando a cor desejada é obtida, a madeira é deixada para secar ao sol por um período prolongado.

RECORTANDO OS DESENHOS

Usando um estêncil para recortar pequenas peças de lâminas coloridas e montando-as para criar um design.

MONTAGEM FINAL

Aplicando o design concluído em seu suporte (uma joia, uma bolsa de mão ou um objeto decorativo) por meio de colagem, lixamento e acabamento.

Além da madeira nativa, a floresta tropical também é representada em interpretações vibrantes das flores tropicais, como bromélia, plumeria e lótus, e através do uso de pedras preciosas facetadas em tons de doce, dispostas contra a marchetaria para criar um contraste de brilho e sutileza. Ametista, citrino, topázio, peridoto, pedra-da-lua, berilo, prasiolite, opala de fogo, granada e quartzo fumê são todos usados como detalhes para elevar as peças de artesanato para alta-costura.

As minimasterpieces de Silvia Furmanovich... conferem um significado refinado ao termo 'arte vestível'.

T: REVISTA / THE NEW YORK TIMES STYLE