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Silvia Furmanovich tem o prazer de apresentar uma nova coleção intitulada Rota da Seda. A coleção é inspirada nas últimas viagens de Furmanovich a várias cidades históricas no Uzbequistão - incluindo Tashkent, Samarcanda e Khiva -, onde a Rota da Seda desempenhou um papel fundamental.

O termo "Rota da Seda", ou Seidenstrasse, foi introduzido pela primeira vez em 1877 pelo geógrafo alemão Ferdinent Paul Wilhelm. Muito mais do que seda foi negociado ao longo desta antiga rota comercial de 4.000 milhas entre a China e o Império Romano - também havia lápis-lazúli, turquesa e ouro - e ela era ainda mais rica na troca de ideias e conceitos.

Furmanovich embarcou em uma busca para pesquisar diversas tradições têxteis, visitando os melhores fabricantes de tecidos, tecelões de seda e negociantes de têxteis vintage em todo o país da Ásia Central. A designer foi inspirada a representar os tecidos que descobriu dentro das ricas tradições suzani e ikat, utilizando suas técnicas exclusivas de marchetaria, pintura em miniatura e tecelagem de bambu.

"Suzani" é um tipo de tecido decorativo bordado à mão que exibe cores ricas e padrões marcantes. Nomeados após a palavra persa para agulha, eles originaram-se inicialmente de tribos nômades no Tajiquistão, Uzbequistão e Cazaquistão. Seu uso principal era dentro da iurta (uma tenda nômade da Ásia Central) como uma envoltura protetora para pertences e, tradicionalmente, eram feitos por noivas e suas mães como parte do dote apresentado aos noivos.

Ikat é uma técnica de tingimento celebrada usada para padronizar tecidos. O processo é formado amarrando fios de seda individuais ou feixes de fios com uma amarração apertada aplicada no padrão desejado. Os fios são então tingidos. Esse processo pode ser repetido várias vezes para produzir padrões elaborados e multicoloridos. Quando a tingimento é concluída, todas as amarrações são removidas e os fios são tecidos em um tecido. No ikat, a resistência é aplicada aos fios antes de serem tecidos no pano.

Uma nova série de brincos é meticulosamente artesanal por tecelãs em um tear usando seda pura; há mais de 1.600 pequenos nós em cada par de brincos, e as peças são um feito em termos de excelente artesanato. A coleção também reflete uma fascinação pela troca de ideias e conceitos, assim como a polinização cruzada de culturas, que tem sido tão central para o trabalho de Furmanovich.