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Silvia Furmanovich tem o prazer de apresentar a arte da laca aplicada a joias. Praticada por séculos, a laca japonesa, conhecida como "urushi", é uma arte tradicional e altamente reverenciada.

Derivada da seiva da árvore de urushi, a laca natural é cuidadosamente aplicada em múltiplas camadas a diversos objetos. O processo envolve habilidosos artesãos revestindo meticulosamente o material base com finas camadas de laca, permitindo que cada camada seque e endureça antes de aplicar a próxima.

Essa técnica intensiva em mão de obra cria um acabamento lustroso e durável que não apenas realça a aparência do objeto, mas também oferece proteção contra umidade e desgaste.

Furmanovich utilizou laca de duas regiões diferentes do Japão: Wajima e Kamakura. A primeira tem origem na cidade de Wajima e, nos últimos 400 anos, tem sido altamente reconhecida como uma das tradições de laca mais refinadas do Japão. A última remonta ao período Kamakura (1185-1333) e à cidade homônima no Japão.

Todo o processo de urushi exige grande habilidade, experiência e atenção aos detalhes para alcançar o resultado desejado de uma peça de laca bonita, durável e de longa duração.

Bloco de esboços da Silvia

COLETANDO E REFINANDO A LACA

O primeiro passo no processo de urushi é extrair a laca da árvore urushi. A casca da árvore é cuidadosamente cortada, e a seiva que escorre é coletada. A seiva coletada é então filtrada e purificada para remover impurezas.

PREPARAÇÃO DO MATERIAL BASE

O objeto a ser laqueado, conhecido como material base, é selecionado e preparado. Geralmente, é feito de madeira, e a superfície é meticulosamente lixada e alisada para remover quaisquer imperfeições.

APLICAÇÃO DAS CAMADAS DE BASE

O material base é revestido com uma camada de laca chamada "sabi-urushi" ou "kijiro-nuri". Essa camada atua como uma base e ajuda a selar a madeira, prevenir deformação e fornecer uma superfície lisa para as camadas subsequentes. A camada é aplicada e permitida secar. Esse processo pode ser repetido várias vezes, com cada camada sendo polida e inspecionada antes da aplicação da próxima.

TÉCNICAS DECORATIVAS

Uma vez que as camadas de base estão completas, várias técnicas decorativas podem ser aplicadas. Uma das principais técnicas decorativas é chamada Maki-e, envolvendo a pulverização ou aplicação de pós de ouro, prata ou outros metais na superfície da laca parcialmente seca. Os pós são então cuidadosamente manipulados e dispostos usando ferramentas especiais para criar desenhos ou padrões intrincados.

CAMADAS FINAIS DE LACA

Após a aplicação das técnicas decorativas, camadas adicionais de laca são construídas, cada uma seguida por secagem e polimento. Esse processo pode ser repetido várias vezes, com o número de camadas dependendo da espessura e acabamento desejados. Cada camada contribui para a durabilidade, profundidade e brilho do produto final em laca.

TOQUES FINAIS

Uma vez aplicado o número desejado de camadas de laca, a superfície é polida e brunida usando diferentes materiais, como carvão ou pedras de afiar. Esse processo cria um acabamento suave e brilhante, realçando a profundidade e a riqueza da laca.

Com seus materiais brutos de madeira e urushi, a laca é uma colaboração de duas bênçãos da natureza. O processo de produção utiliza quase todos os materiais naturais, sendo necessário apenas uma quantidade muito pequena de energia.

As "minimasterpieces" de Silvia Furmanovich... conferem um significado refinado ao termo 'arte vestível'.

T: REVISTA / REVISTA THE NEW YORK TIMES STYLE