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Silvia Furmanovich tem o prazer de anunciar sua nova coleção cápsula, utilizando um tipo de tear com crina de cavalo e rattan.

Conhecida por suas criações audaciosas, ela se inspira em materiais e técnicas não tradicionais de todos os cantos do mundo.

Durante uma viagem ao Chile, Furmanovich descobriu uma aldeia rural onde se apaixonou pela tecelagem com crina de cavalo. Essa técnica secular, transmitida de mãe para filha, inspirou uma nova coleção utilizando este material único.

Nos últimos anos, a crescente ênfase na sustentabilidade renovou a preferência por fibras naturais, levando a usos inovadores para têxteis distintos, incluindo a crina de cavalo.

O uso da crina de cavalo como material têxtil remonta aos tempos antigos. Antes do advento das fibras sintéticas, os materiais têxteis eram obtidos exclusivamente de fibras naturais, que eram amplamente utilizadas em diversos períodos e regiões do mundo.

Conhecido por sua durabilidade e textura única, o tecido de crina de cavalo era um material preferido na alta costura, particularmente entre os mais abastados. Além das roupas, também era valorizado na decoração de interiores, estofamento e fabricação de perucas.

Em uma área rural remota do Chile, essa fibra única é reavivada por uma comunidade de artesãs que transmitem seu conhecimento sobre a tecelagem de crina de cavalo de mãe para filha. Esse ofício conecta gerações de mulheres que criam artesanatos intricados, incluindo flores miniaturas, animais, borboletas e muito mais.

PROCESSO

COLETA E PREPARAÇÃO DA CRINA

Como parte do grooming, a crina de cavalo é coletada. O primeiro passo envolve a limpeza das fibras e o mergulho delas por algumas horas em amaciante de tecidos para facilitar o penteado.

TINGIMENTO DA CRINA

Para as peças tingidas, a crina passa por um processo semelhante ao tingimento de outras fibras naturais. Como a crina é delicada, esse processo requer atenção cuidadosa. Uma vez que as fibras adquirem a cor desejada, elas são retiradas da água, enxaguadas e secas ao ar livre.

CRIANDO O “IXTLE”

Para criar as tecelagens intrincadas, as artesãs primeiro criam uma estrutura da figura com uma fibra vegetal chamada “ixtle” ou “tampico.”

TECENDO

O passo final é tecer a forma ou o formato desejado. A interseção da crina de cavalo através da estrutura de “ixtle” molda a figura, permitindo às artesãs criar as costuras que fixam a crina.

“Eu tento enfatizar que isso não é apenas minha ideia e meu trabalho. É a criatividade coletiva de muitas pessoas que se unem. Quando uma pessoa compra uma peça minha, ela carrega a história de todas as pessoas envolvidas em sua criação.”

- Silvia Furmanovich