MÍDIA

Para todas as demandas
press@silviafurmanovich.com

ATELIER — BRASIL

Agendar uma visita
info@silviafurmanovich.com

NEWSLETTER

A coleção Amazonia Bamboo celebra técnicas centenárias de tecelagem e cestaria de bambu. Único por sua resiliência, flexibilidade e durabilidade, o bambu permeou a vida cotidiana no Japão e tem sido usado por milhares de anos por artistas para criar objetos intricadamente tecidos.

Oficialmente uma subfamília de gramíneas, o bambu pode crescer meio metro por dia. Eles vivem por cerca de 20 anos, mas o sistema de raízes subterrâneo continua a crescer e produzir novos brotos, então, essencialmente, eles vivem para sempre. Eles amadurecem de broto para tamanho completo em apenas dois a três meses. É muito diferente das árvores, que levam anos para crescer.

A técnica central usada em toda a coleção é a tecelagem. Fios de bambu são cortados e fatiados, muitas vezes em filamentos finos. O material natural se submete a habilidades espetaculares e conceitos estruturais. Furmanovich colaborou com diversos artistas que possuem conhecimento adquirido ao longo de longos períodos de aprendizado com mestres e discípulos. Ela se inspirou muito na forma como os artesãos elevaram esses objetos de nível artesanal para forma de arte. As peças tecidas de bambu na coleção são então montadas em ouro 18k com uma variedade de gemas preciosas, incluindo pérolas do Mar do Sul.

Mais de 600 espécies da planta de bambu crescem no Japão. Furmanovich visitou vários artesãos de bambu em Beppu, localizado na Ilha de Kyushu, onde inspecionou as técnicas de tecelagem dos artesãos japoneses de bambu.

"Os exemplos mais famosos dos mestres da tecelagem de bambu vêm deste lugar", ela diz.

O caderno de esboços da Silvia

A cultura da planta é uma questão de família, com gerações de cultivadores de bambu mantendo a tradição viva. Após o plantio de um broto, ele não pode ser colhido por quatro anos. O processo de secagem leva mais três anos, e então cada haste é revestida para protegê-la da umidade.

Tiras muito finas — algumas com apenas um milímetro — são usadas para a tecelagem e são alisadas em máquinas artesanais especializadas. As peças são então mergulhadas em água quente por meio dia para torná-las flexíveis o suficiente para serem dobradas.

Os artistas então tecem e amarram à mão para formar a forma de cada peça, um processo que pode levar até duas horas, dependendo de sua complexidade. Os nós menores são, é claro, os mais difíceis de criar.

Pigmentos naturais especiais, feitos especificamente para o bambu e fabricados por uma família no Japão, são usados para tingir cada item. Furmanovich usa vermelho, azul-marinho e verde, mas também preservou a cor natural e calorosa da planta em várias peças.

Depois que o bambu é dobrado e tecido, ele é mergulhado em água fervente que contém o pigmento. A planta é porosa, então ela absorve a tinta, e mesmo que você deixe seus brincos ao sol, a cor não desbota. As peças são então finalmente montadas em ouro 18k com diamantes e outras gemas preciosas.

Conhecida por explorar novos materiais em joias, a designer brasileira Silvia Furmanovich, em sua última coleção que destaca o uso de Bambu da Amazônia, talvez seja sua mais inovadora.

Jill Newman


Fatal error: Allowed memory size of 536870912 bytes exhausted (tried to allocate 1921024 bytes) in /home4/sfingles/public_html/wire/core/WireDatabaseBackup.php on line 854

Fatal Error: Allowed memory size of 536870912 bytes exhausted (tried to allocate 1921024 bytes) (line 854 of /home4/sfingles/public_html/wire/core/WireDatabaseBackup.php)

This error message was shown because: site is in debug mode. ($config->debug = true; => /site/config.php). Error has been logged.