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Conhecida por suas criações audaciosas, Silvia Furmanovich se inspira em materiais e técnicas não tradicionais de todos os cantos do mundo. Durante uma viagem ao Chile, Furmanovich descobriu uma aldeia rural onde se apaixonou pela técnica de tecelagem com crina de cavalo. Essa técnica secular, transmitida de mãe para filha, inspirou uma nova coleção utilizando este material único.

Nos últimos anos, a crescente ênfase na sustentabilidade renovou a preferência por fibras naturais, levando a usos inovadores para têxteis distintos, incluindo a crina de cavalo.

O uso da crina de cavalo como material têxtil remonta aos tempos antigos. Antes do advento das fibras sintéticas, os materiais têxteis eram obtidos exclusivamente de fibras naturais, que eram amplamente utilizadas em diversos períodos e regiões do mundo.

Conhecido por sua durabilidade e textura única, o tecido de crina de cavalo era um material preferido na alta costura, particularmente entre os mais abastados. Além das roupas, também era valorizado na decoração de interiores, estofamento e fabricação de perucas.

Em uma área rural remota do Chile, essa fibra única é reavivada por uma comunidade de artesãs que transmitem seu conhecimento sobre a tecelagem de crina de cavalo de mãe para filha. Esse ofício conecta gerações de mulheres que criam artesanatos intricados, incluindo flores miniaturas, animais, borboletas e muito mais.

As artesãs, frequentemente descritas como 'Tesouros Vivos', utilizam mechas da crina e as combinam com fibras vegetais para aumentar a firmeza e durabilidade das criações. O resultado final, uma escultura belamente intricada, incorpora anos de tradição.

Silvia Furmanovich durante uma viagem ao Chile em 2024

“Eu tento enfatizar que isso não é apenas minha ideia e meu trabalho. É a criatividade coletiva de muitas pessoas que se unem. Quando uma pessoa compra uma peça minha, ela carrega a história de todas as pessoas envolvidas em sua criação.”

- Silvia Furmanovich